O aplicativo, que é gratuito, permite a emissão de notas eletrônicas pelo celular. A Receita Federal lançou no dia 1º de maio o aplicativo da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), disponível nos sistemas Android e IOS. O aplicativo é gratuito, e permite a emissão das notas eletrônicas, consulta aos documentos já lançados, além da checagem de eventuais registros ainda não transmitidos. O cliente, por sua vez, recebe notificação sobre a emissão da nota por meio de mensagem eletrônica, também pelo celular. Nesta matéria, confira passo a passo como emitir.
Cadastro no Portal do Contribuinte
Para acessar o aplicativo, é preciso já ter um cadastro no Portal do Contribuinte. Para isso, acesse o site nesse link e clique em “fazer o primeiro acesso”. Preencha o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) , o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento e clique em avançar. Na tela seguinte, você deve preencher o número do recibo da entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) dos dois anos anteriores. É importante ressaltar que é preciso ter entregado a declaração para conseguir fazer o cadastro. Se você não entregou, será preciso enviar em atraso para seguir adiante.
Depois, coloque o seu e-mail e crie uma senha, entre 6 e 10 caracteres, com maiúsculas e minúsculas. Na sequência, o próprio sistema enviará um código de confirmação para o seu e-mail. Acesse, copie o código e cole no Portal do Contribuinte. Por fim, você vai receber a mensagem de confirmação de cadastro.
Como baixar o aplicativo
Com o cadastro realizado, acesse a loja virtual do seu sistema, Play Store para Android ou App Store para IOS e procure pelo aplicativo “NFS-e Mobile”, conforme mostra a imagem abaixo.
Clique no botão ao lado para instalar e depois que o download tiver sido concluído toque em abrir.
Como emitir NFS-e Mobile
Ao abrir o aplicativo NFS-e Mobile, preencha o CPF e senha cadastrados no Portal do Contribuinte e siga os seguintes passos:
- Clique no ícone “Emitir NFS-e”;
- Digite o CPF ou CNPJ do cliente;
- Em serviço prestado, selecione qual trabalho foi realizado;
- Depois, preencha o valor a ser emitido;
- Clique em Emitir NFS-e.
Por fim, você receberá a confirmação de que a sua Nota Fiscal de Serviço Eletrônica foi gerada com sucesso. Agora, é só enviar para o seu cliente.
NFS-e Mobile
O app é um dos produtos do projeto da NFS-e, uma série de soluções tecnológicas que também ajuda os fiscos das prefeituras e do Distrito Federal, visto que o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS ou ISSQN) é de competência dos municípios e do Distrito Federal. A Plataforma de Administração Tributária Digital da NFS-e resolve o problema da falta de padronização no setor, ao contemplar as 5.570 legislações e Notas Fiscais de Serviço diferentes no país, uma para cada município, além de diversos modos de apurações.
É, ainda, uma solução para diversos municípios que não cobram o imposto, pela falta de uma administração tributária municipal estruturada ou ausência de recursos tecnológicos. “O projeto padroniza o modelo de documento fiscal e disponibiliza uma cesta de produtos tecnológicos para todo o Brasil”, explica o auditor-fiscal da Receita Federal, Gustavo Jubé Xavier Nunes, gerente do projeto da NFS-e.
Publicado por: Danielle Nader
Fonte: Portal Contabeis