Serviço é destinado para os trabalhadores autônomos que desejam contribuir para a Previdência e garantir os benefícios do INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dispõe de uma plataforma online, o Meu INSS, que garante acesso aos serviços da Previdência Social. A finalidade da plataforma é garantir aos usuários um acesso mais facilitado sobre os benefícios sem necessitar do deslocamento até uma agência.
Os mais variados serviços podem ser acessados pelo site, mas também por meio do aplicativo que está disponível para aparelhos Android e iOS. Entre os serviços ofertados está a emissão da Guia da Previdência Social (GPS), reservado para trabalhadores autônomos e os registrados como Microempreendedor Individual (MEI) . Ao realizar o pagamento do GPS, é possível garantir os benefícios do INSS, inclusive, a aposentadoria.
O que é a emissão do GPS?
A Guia da Previdência Social é uma contribuição individual realizada por trabalhadores autônomos, em outras palavras, os que estão fora do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) .
Este documento é usado quando se alcança os requisitos para usufruir dos benefícios do INSS, que garante total direito a pensões e aposentadorias, por exemplo.
Veja quais são as categorias aptas para emissão e pagamento da GPS:
- Contribuintes individuais (autônomos);
- Diaristas (empregadas domésticas que trabalham até 2 dias na semana para o mesmo empregador);
- Facultativos (aqueles que não trabalham, mas querem pagar INSS mesmo assim);
- Segurado especial (trabalhador rural em regime de economia familiar ou individual).
Como fazer o pedido da emissão da GPS pelo celular?
Para ter acesso a Guia, é preciso entrar no site da Receita Federal. Em seguida, siga as orientações:
- Se aparecer alguma opção na tela, selecione se você é contribuinte filiado antes ou depois de 29/11/1999;
- Em seguida, escolha a opção “Contribuinte Individual” e coloque o número do seu NIT/PIS/PASEP;
- Preencha corretamente todos os dados pessoais solicitados;
- Por fim, clique em “gerar GPS”;
- A Guia pode ser paga em bancos, casas lotéricas, internet banking e aplicativos do seu banco no celular ou computador.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Com informações do portal Jácome Advocacia