Abrir uma empresa no Brasil pode ser um desafio, especialmente para quem está começando no mundo dos negócios e não sabe por onde começar. O processo envolve uma série de etapas. Entre elas está a escolha do tipo de empresa, elaboração do plano de negócios, além de obtenção de licenças e registros necessários para operar legalmente. Sendo assim, confira quais os passos para abrir uma empresa no Brasil, e veja quando tempo demora o processo do país.
Quais os passos para abrir uma empresa no Brasil?
Para abrir uma empresa no Brasil, antes de tudo, é importante elaborar um plano de negócios detalhado. O planejamento deve abordar informações sobre mercado, concorrência, público-alvo, produtos ou serviços oferecidos e estratégias de marketing. Assim, após a definição do plano, é necessário escolher o tipo jurídico da companhia. Algumas opção são Microempreendedor individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) entre outras.
Em seguida, será preciso registrar o contrato social ou ato constitutivo na Junta Comercial ou Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas. Em seguida, basta solicitar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) junto à Receita Federal, e obter as inscrições estadual e municipal, conforme a legislação local e as atividades exercidas pela empresa.
Qual a duração do processo?
O tempo para abrir uma empresa no Brasil pode variar bastante, dependendo do tipo de companhia, complexidade do processo e da agilidade dos órgãos envolvidos. Em média, pode levar de 30 a 45 dias. Entretanto, em alguns casos, esse período pode ser mais curto ou mais longo, especialmente considerando a digitalização e simplificação de alguns procedimentos nos últimos anos. Além disso, o tempo necessário pode mudar de acordo com o local e o tipo de atividade a ser exercida pela empresa.
Publicação/Fonte: Seu Crédito Digital