CFC solicita ações imediatas da RFB para a melhoria dos sistemas de envio das obrigações acessórias

CFC solicita ações imediatas da RFB para a melhoria dos sistemas de envio das obrigações acessórias

Segundo CFC, a melhoria nos sistemas já foi notada desde quinta-feira (20), dia do contato junto à RFB. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, entrou em contato direto com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, solicitando que a autarquia adote medidas imediatas para a correção da morosidade no envio das informações referentes a programas como eSocial, DCTFWEB, MIT, entre outros.

Outras entidades contábeis, a exemplo da Fenacon, já haviam enviado pleitos nesse sentido no dia 14 de março, uma vez que a demora no envio das informações vem sendo relatada já há alguns dias. “Nós, enquanto representantes da classe contábil brasileira, estamos diuturnamente trabalhando e buscando as melhores condições para o profissional contábil atuar”, aponta Aécio.

Segundo o CFC, logo após o contato do presidente Aécio, o secretário da RFB reuniu sua equipe e solicitou medidas urgentes para a solução do problema. No final da manhã da quinta-feira (20), dia do contato, a situação se encontrava estabilizada. Aécio comunicou ao secretário que estaria monitorando a situação e, caso necessário, retornaria o contato.

A conselheira Angela Dantas, uma das responsáveis pelo relacionamento institucional com a Receita, destacou que após a apresentação do pleito do presidente Aécio o sistema está normal e operando sem nenhuma trava ou lentidão. “Seguiremos acompanhando”, aponta.

Publicado por: Izabella Miranda

Fonte: Portal Contabeis com informações CFC