A partir desta segunda-feira (15), durante o período das 8h às 23h, será permitido apenas o acesso humano ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) ou por ferramentas robotizadas de baixa repetição. A alteração de perfil de acesso também ficará limitada, podendo ser realizada apenas a cada 30 segundos. A ação tem como objetivo garantir a qualidade no acesso ao Portal e-CAC durante a última quinzena do mês de maio, período que se encerra o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR).
Portal e-CAC
O e-CAC foi criado pela Receita Federal no ano de 2005 com o objetivo de facilitar a comunicação do contribuinte com a autarquia, por meio de diversos serviços de natureza fiscal. O e-CAC é um portal que serve para o acompanhamento e consultas a diversos serviços fiscais relacionados tanto a pessoas físicas como jurídicas.
Por meio desse portal é possível, por exemplo:
- Consultar rendimentos;
- Situação fiscal;
- Extrato do Imposto de Renda;
- Dívidas ativas;
- Agendar serviços do órgão.
O site, protegido pelo órgão, oferece sigilo total das informações fiscais dos contribuintes e para o acesso é necessário ter uma senha e código de acesso ou certificação digital. Dependendo da forma como o contribuinte acessa o site, via senha, código de acesso ou por certificação digital, ele tem uma disponibilidade maior de serviços.
Uma curiosidade importante a ser destacada é que diante da criação do eCAC RF, muitas operações foram agilizadas e desburocratizadas, evitando que os contribuintes precisem se deslocar até uma unidade da Receita para resolver problemas e realizar serviços relacionados ao órgão.
Publicado por: Lívia Macario
Fonte: Portal Contabeis com informações da Receita Federal