Processos trabalhistas podem ser usados como garantia para empréstimos

Processos trabalhistas podem ser usados como garantia para empréstimos

O processo trabalhista pode ser usado como garantia para o empréstimo pessoal.

Com a crise econômica e todos os reflexos causados desde o início na pandemia, cada vez mais brasileiros têm procurado alternativas para quitar suas dívidas.

E o volume de pessoas endividadas atinge níveis elevados: 77,9% dos brasileiros se autodeclararam endividados em 2022, segundo pesquisa divulgada em janeiro deste ano pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em 2021, o índice foi de 70,9%.

Quem tem dívidas convive com a preocupação diária de encontrar formas de quitar seus débitos. Por isso, há uma perspectiva para o crescimento da procura dos brasileiros por empresas de empréstimo pessoal neste ano.

A última estatística sobre crédito divulgada pelo Banco Central (BC) mostra que, em novembro de 2022, o saldo das operações de empréstimos com recursos livres às famílias somou R$ 3,4 trilhões, com aumento de 17,9% em relação aos 12 meses anteriores.

Uma das opções que chega ao mercado para facilitar as vidas das famílias endividadas é o empréstimo pessoal usando um processo trabalhista como garantia para a operação. É uma novidade que vai ajudar quem precisa de dinheiro, mas muitas vezes não tem bens, como veículos ou imóveis, para oferecer como garantia.

A nova modalidade foi criada pela Anttecipe.com, empresa que compra processos trabalhistas e que identificou a demanda pelo novo serviço. “Por vezes ouvimos clientes informando que precisam de dinheiro, mas quantias pontuais para pagar uma dívida, e que não necessitam do valor total do processo nesse momento. Foi daí que desenvolvemos o empréstimo com processo em garantia”, explica Denys Paulon, sócio-fundador e diretor financeiro e de relacionamento com investidor da Anttecipe.com.

Como solicitar

A operação deste tipo de empréstimo segue todas as regras do Banco Central (BC) e o valor solicitado tem que ser compatível com o valor da indenização. A ação trabalhista precisa estar em segunda instância e a empresa processada pelo reclamante deve ter situação sólida no mercado.

As pessoas interessadas devem acessar o site anttecipe.com e fazer a solicitação com o valor que pretendem para o empréstimo. A empresa vai analisar o pedido e a situação do processo trabalhista, para conceder ou não o crédito.

“Diante das dificuldades econômicas vividas pelas famílias, somos pioneiros em oferecer esta alternativa que pode aliviar a situação de quem precisa pagar dívidas ou até mesmo precisa de recursos para investir em algum negócio. A operação é ágil e em até 24 horas após a assinatura do contrato o dinheiro está na conta do cliente”, explica Herbert Camilo, sócio-fundador e diretor de operações da Anttecipe.com

Autora: Alessandra Santos da Silva Oliveira

Fonte:  Portal Contabeis com informações do Anttecipe.com