Ministério da Fazenda vai capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade ou risco social para empreenderem

Ministério da Fazenda vai capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade ou risco social para empreenderem

Programa visa auxiliar essas mulheres a conquistarem renda e autonomia financeira. O Ministério da Fazenda criou o Programa Mulher Cidadã, que tem como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade ou risco social para que possam empreender. O programa realiza ações para auxiliar essas mulheres a obter renda e autonomia financeira, ofertar educação financeira, estimular regularização fiscal e apoiar projetos sociais focados nesse público. O propósito é levar assistência fiscal, jurídica e financeira gratuita às mulheres em risco social, microempreendedoras e produtoras rurais.

“Identificar mulheres, em situação de risco e de vulnerabilidade social, interessadas em empreender, proporcionando-lhes acompanhamento e apoio, mediante a realização de ações de cidadania fiscal capazes de alicerçar um empreendimento seguro”, diz a portaria, publicada nesta segunda-feira (27). O programa será executado pelos Núcleos de Apoio Contábil, Jurídico e Fiscal (NAF) em parceria com instituições de ensino. A portaria prevê ainda doação de mercadorias apreendidas pela Receita Federal para organizações da sociedade civil, que atuam na ressocialização de presas.

Conforme o texto da ação, as doações serão estimuladas e divulgadas como forma de conscientização social no combate ao contrabando, descaminho e pirataria, pela transformação do produto do crime em ação social que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade. O comitê gestor será formado por dois representantes da Secretaria-Executiva do ministério, da Receita Federal do Brasil, do Tesouro Nacional, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da Secretaria de Políticas Econômicas. O grupo terá reuniões bimestrais e a participação não será remunerada.

Autora: Juliana Moratto

Fonte: Portal Contabeis com informações da Agência Brasil