O extrato pode ser obtido no aplicativo FGTS ou nas agências da Caixa Econômica Federal. Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) julga a ação que altera a correção dos valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , atualmente calculada pela Taxa Referencial (TR), para algum índice de inflação. Especialistas alegam que desde 1999, quando houve modificação no cálculo da TR, os trabalhadores acumulam perdas. A revisão corrigiria esse problema. Os trabalhadores com contas Fundo já podem emitir o extrato para consultar o saldo.
Extrato FGTS
O extrato do FGTS é o principal documento para quem quer entrar com processo questionando a correção dos valores. Segundo a Caixa Econômica Federal, administradora do fundo, o acesso ao documento é gratuito no aplicativo FGTS, Meu FGTS. Também é possível conseguir o extrato nas agências da Caixa, caixas eletrônicos e no internet banking para quem é cliente. No aplicativo, o profissional consegue ter acesso a todas as contas abertas em cada emprego em que trabalhou. Lá, é possível salvar o documento em PDF. O extrato apresenta o saldo, os valores depositados e os saques realizados de todas as contas de FGTS.
Como consultar o saldo do FGTS
Para consultar o valor pelo aplicativo os FGTS, siga os seguintes passos:
- Abra ou baixe o aplicativo FGTS (para o primeiro acesso, é preciso criar uma senha de acesso);
- Clique em “Entrar no aplicativo”;
- Aparecerá a frase “FGTS deseja usar caixa.gov.br para iniciar sessão”; vá em “Continuar”;
- Informe seu CPF e clique em “Próximo”;
- Digite sua senha e vá em “Entrar”; caso não se lembre, clique em “Recuperar senha”.
- Na tela inicial, aparecerão as informações relativas às empresas em que trabalhou.
O saldo de valores da empresa atual ou da última empresa na qual trabalhou aparece no topo da tela. Clique sobre ela para ver as movimentações. Para guardar os dados, clique em “Gerar extrato PDF” e salve em seu celular. Já para consultar todas as empresas nas quais trabalhou, vá em “Ver todas suas contas”. Por fim, clique sobre cada uma das empresas para abrir o extrato; em cada tela, aparecerá o saldo total.
Como acompanhar o saldo do FGTS
O trabalhador pode acompanhar a movimentação do seu FGTS por meio de SMS enviado pela Caixa. O cadastro é gratuito e deve ser feito no aplicativo FGTS. Serão enviadas informações mensais sobre os depósitos feitos pelo empregador e semestrais sobre o saldo atualizado do seu Fundo de Garantia. Também será enviado aviso quando houver valores liberados para saque.
Revisão do FGTS
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.090 solicita que os valores do Fundo de Garantia sejam corridos por um índice de inflação. Entre eles estão o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado nas negociações de reajuste salarial, e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), que foi base para o pagamento dos precatórios do governo até o final de 2021. Todo trabalhador com dinheiro no FGTS a partir de 1999 pode ter direito à revisão do fundo. No entanto, a revisão é mais vantajosa para os mais velhos, que têm valores há mais tempo. É importante ressaltar que é preciso fazer os cálculos para saber se vai compensar. Consulte um especialista para te auxiliar.
Como entrar com ação
A ação pode ser individual ou coletiva. É indicado ter advogado para ingressar na Justiça, mas, para ações de até 60 salários mínimos (R$ 78.120 hoje), o trabalhador pode entrar sozinho, sem advogado, no Juizado Especial Federal. No entanto, é preciso apresentar cálculos e, se a Caixa recorrer, nomear um advogado em até dez dias úteis.
Publicado por: Danielle Nader
Fonte: Portal Contabeis