Conselho reforça a importância da destinação de parte do Imposto de Renda para entidades voltadas a projetos sociais. Com o início do período de entrega das declarações do Imposto de Renda (IR), o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), por meio da sua Comissão ASG, está reforçando a campanha de conscientização sobre a prática da Destinação Solidária, realizada todos os anos, que consiste na destinação de parte do IR para entidades dos municípios brasileiros.
O contribuinte pode destinar até 8%, no modo de declaração completo, do imposto devido aos municípios que tenham o Fundo Municipal dos Direitos do Idoso e o da Criança e do Adolescente, que estejam devidamente regulamentados e habilitados. Pode ser para qualquer cidade que tenha fundos para projetos sociais. Depois é só entrar em contato com a entidade a ser beneficiada e pedir o modo de pagamento (depósito bancário, boleto ou outro meio). Sem nenhum custo adicional.
Para o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, a Destinação Solidária é uma ótima chance para as pessoas praticarem o bem, que pode ser feita sem oneração e de forma bem rápida e fácil. “Apesar de toda a comodidade na operação e o impacto social que proporciona, a participação da população nessa ação ainda é muito baixa. Estimativas da Receita Federal indicam que apenas 3% dos contribuintes façam a destinação de parte de seus impostos. Acredito que ainda haja muita falta de informação sobre o tema, por isso o CRCSP está aproveitando o período de entrega das declarações de IR para alertar os contribuintes”, afirma.
Segundo Maion, o CRCSP disponibiliza uma cartilha feita especialmente para informar e tirar dúvidas sobre a Destinação Solidária, que se encontra no portal do Conselho. “Dessa forma, é possível unir a obrigação da entrega da declaração do IR com o ato de fazer o bem. Quanto mais doações forem feitas, mais pessoas receberão a ajuda que precisam e todos podem participar”, aponta.
Uma outra forma segura e assertiva de fazer a Destinação Solidária é contar com o serviço de um contador, devidamente registrado no sistema CRC. O profissional pode ajudar em todas as etapas da entrega da declaração de IR, orientar sobre as melhores práticas e como evitar erros que possam levar à malha fina. Por isso, em caso de dúvida ou se não souber como fazer sua declaração, procure um contador.
Para saber como fazer a sua Destinação Solidária visite o portal do CRCSP ou clique aqui.
Publicado por: Eduardo Vella
Fonte: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP)