Contribuintes enfrentam instabilidade na 1ª hora da entrega da declaração do IR

Contribuintes enfrentam instabilidade na 1ª hora da entrega da declaração do IR

A primeira hora de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 nesta quarta-feira, 15, teve instabilidade em todos os formatos possíveis para entrega de prestação de contas ao Fisco. No Twitter, contribuintes reclamaram da dificuldade em prestar contas neste ano. O aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para dispositivos móveis, apresentava a seguinte mensagem: “Atenção! Estamos em manutenção. Voltaremos em breve e você poderá fazer sua declaração IRPF de 2023.”

A reportagem também tentou transmitir dados à base da Receita com informações puxadas pela pré-preenchida no programa da Receita, baixado no site do órgão do governo. Mas isso também não foi possível. Ao tentar entregar, o seguinte texto apareceu na tela do computador: “Erro! O arquivo não foi transmitido.” No E-CAC, sistema da Receita que também permite entrega do IR, não foi possível acessar a página da declaração.

Sobre a instabilidade do IRPF, o diretor executivo da NTW Franquia Contábil de Resende, Leonardo Oliveira, comentou que a falha não passou despercebida e ofereceu orientações sobre como os contribuintes e contadores podem proceder no início do prazo. “A instabilidade encontrada nos primeiros dias do envio da declaração é normal. A quantidade de acessos nas primeiras semanas é gigantesca, seja para o envio e transmissão da declaração ou para testes e curiosidade.

Minha recomendação é que espere pelo menos uma semana após a abertura do prazo para que sejam feitas validações e correções por parte da Receita Federal.” Além disso, ele acrescenta que “é comum que durante todo o período de entrega da declaração que a Receita lance atualizações do programa, sendo extremamente recomendado que mantenha o programa atualizado para o envio da declaração.”

Quem teve problemas neste primeiro dia não precisa se preocupar, já que o prazo de entrega do IRPF 2023 vai até o dia 31 de maio e o contribuinte tem mais de dois meses, a partir de agora, para fazer a sua declaração.

Publicado por: Izabella Miranda

Fonte: Estadão Conteúdo com informações do Jornal A Tribuna/Portal Contabeis