Na internet, criadores de conteúdos contábeis vivenciam a burocratização da área com a informalidade das redes. Confira dicas do especialista Altair Alves sobre o tema! A área contábil abrange diversos termos, leis e serviços burocráticos que, em alguns momentos, geram dúvidas sobre os seus conceitos para aqueles que são leigos no assunto. Surgem, a partir dessa burocracia, os criadores de conteúdos contábeis, responsáveis por levar temas da área de forma simplificada.
Mesmo que, em alguns casos, a escolha pelo mais acessível não seja possível, esses criadores criam e recriam conteúdos que trazem exemplos, para que assim o leitor ou até mesmo usuário consiga ter uma melhor compreensão do que está sendo tratado. Sabe-se que a linguagem das redes sociais, de um blog e de um canal no YouTube apresenta suas particularidades. A mesma ferramenta de engajamento utilizada nas redes sociais pode não servir para o YouTube, bem como para um blog.
Entender como funciona cada um desses canais é fundamental para quem deseja produzir conteúdos, até mesmo contábeis. Se o criador não compreender como funciona cada plataforma, seu tempo pode estar sendo gasto de maneira à toa, já que os conteúdos transmitidos não estão sendo produzidos de maneira correta e assertiva. Além disso, entender o público alvo também é fundamental, pois é a partir dele que o criador consegue entender o tipo e a forma como seu assunto contábil deve ser compartilhado. Para saber mais sobre o assunto, o Portal Contábeis entrou em contato com o contador e YouTuber que é referência e um dos precursores da área contábil na rede social, Altair Alves, para falar mais sobre o assunto.
Como o contador pode produzir conteúdos que, no meio contábil, são mais burocráticos, de uma forma mais informal para as redes sociais e outros canais?
Primeiro de tudo a gente tem que desenhar a linha de conhecimento, ou seja, qual é a linha de interesse dentro da contabilidade do nosso cliente. Isso é porque nós temos uma ciência completa, mas uma camada muito pequena de interesse do empresário. Então, a gente tem que descobrir o que realmente interessa para o cliente. É necessário entender na produção de conteúdo qual é o tipo de conhecimento que o empresário está buscando. Em segundo momento, traduzir isso para uma linguagem simples e objetiva para que seja de um jeito descontraído e alegre, fazendo com que o cliente tenha interesse.
Quais pontos você acredita que são essenciais para o contador que produz conteúdos para as redes sociais, Youtube e blog?
Primeiro de tudo é entender que você não está falando para contador, mas sim para empresários e que tem um certo tipo de interesse e busca por esses conteúdos com uma linguagem muito mais simples. Outro ponto principal é ser você mesmo na produção de conteúdo. Não adianta você criar uma artista que vai ser muito difícil sustentar isso. O jeito de se comunicar é que fará com que algumas pessoas se conectem com você, assim como o inverso. Além disso, o produtor de conteúdo não deve ser chato, mas sim uma pessoa que está sempre sorrindo, descontraindo e trazendo informações de uma forma leve e objetiva.
O marketing tem se mostrado um grande aliado na hora de produzir conteúdos para diversas plataformas. Como o contador pode utilizar dessa ferramenta para alavancar o seu perfil?
Eu costumo dizer que antes de uma venda, nada acontece em uma empresa. Então, para que a venda também aconteça precisa existir a atração e, hoje, há várias ferramentas. Assim, o primeiro passo para o marketing funcionar é preciso ter definição de público alvo. O contador tem que entender algumas áreas de forma mais específica e nessas construir a sua autoridade. O marketing hoje é fundamental para a área contábil. É um aliado que não se pode deixar de fora. Se você não fizer, outras pessoas podem fazer e pegar seus clientes, ofertando para eles serviços e formas diferenciadas de trabalhar.
Quais dicas você daria para um contador que deseja produzir conteúdo mas não sabe por onde começar?
Primeiro de tudo é entender a importância disso, a importância da produção de conteúdo para a captação de clientes, geração de valor e aumento da autoridade. Outro ponto importante é gerenciar o tempo, assim, é preciso fazer escolhas de canais específicos para compartilhar seus conteúdos. Eu aconselho iniciar por plataformas de necessidade, ou seja, onde as pessoas já estão de forma recorrente buscando informações relevantes para que elas possam resolver os seus problemas.
Um terceiro ponto é que precisamos pensar e controlar a ansiedade, sabendo que o jogo de produção de conteúdo e de autoridade é de pelo menos médio prazo, mas que quando atinge, você vai ter muito resultado e, ainda, contínuo. Para finalizar, você precisa ter mentores, ter pessoas que realmente vão te direcionar para o caminho correto. A lição é direcionar os seus esforços para aquilo que realmente dá resultado e expandir, com o tempo, as possibilidades.
Publicado por: Lívia Macario
Fonte: Portal Contabeis