Para quem ainda está dando os primeiros passos na carreira, é interessante já ter em mente quais caminhos tomar para superar os desafios da profissão. Para o contador iniciante, se destacar no mercado e conquistar clientes pode ser um desafio, seja trabalhando de forma autônoma, seja abrindo seu próprio escritório. Principalmente para o profissional que acaba de se formar, encontrar boas oportunidades pode representar uma difícil tarefa.
O mercado contábil para iniciantes, apesar de amplo, é também competitivo e exige que o profissional se destaque para ter sucesso. Além disso, no início da carreira contábil, os profissionais ainda têm uma formação limitada, por isso, encontram mais dificuldade na busca por oportunidades. Outra adversidade enfrentada pelo contador iniciante é a falta de contatos e de clientes, já que ambos não surgem da noite para o dia.
Por esse motivo é tão importante fazer um estágio enquanto ainda está cursando a faculdade, para construir seu networking, conhecer pessoas que atuam no meio e ter uma vivência da profissão. Além disso, é importante saber que o contador precisa ter alguns conhecimentos adicionais, como entender o básico de informática, ter boa capacidade de comunicação e estar por dentro de outros assuntos que agreguem mais valor ao seu currículo, por exemplo o BPO financeiro.
5 dicas para contador iniciante
1. Estude o mercado contábil
O primeiro passo para entrar no mercado contábil é estudá-lo e conhecê-lo profundamente. Sendo assim, busque entender quais são as melhores oportunidades atualmente para contadores iniciantes, a principal demanda do mercado no momento e as sazonalidades, épocas em que os profissionais da área são mais requisitados, por exemplo, período de entrega da declaração do Imposto de Renda. .
Pesquise também sobre as diversas áreas da contabilidade e com qual delas mais se identifica. A segmentação de mercado é um bom ponto de partida para decidir sobre os cargos que o profissional deseja ocupar e qual tipo de trabalho quer ter. Também pode ser útil conversar com profissionais que já atuam no mercado há algum tempo para saber sobre as perspectivas deles e as dicas que podem dar.
2. Trabalhe no seu marketing pessoal
Essa dica é especialmente destinada ao contador que ainda não possui muitos contatos e não é conhecido no mercado. Investir em um bom marketing contábil e construir uma imagem transmitindo seus valores é um começo. O profissional pode desenvolver seu marketing pessoal por meio de perfis em redes sociais como o LinkedIn e o Instagram, onde pode postar conteúdos relacionados a contabilidade, novidades do mercado, além, é claro, de falar sobre seu trabalho e serviços prestados. A internet tem o potencial de atingir um grande público sem que seja necessário alto investimento financeiro. Hoje em dia, redes sociais corporativas servem como um cartão de visita para te apresentar às empresas e possíveis clientes.
3. Acumule conhecimento
Atualmente, o mercado contábil exige que os profissionais sejam flexíveis e possam atuar em diversas áreas diferentes. Portanto, não basta apenas se especializar em uma única área e esperar oportunidades vantajosas. Por esse motivo, é importante buscar sempre se manter atualizado e em constante aprendizado, seja por meio de cursos, palestras, vídeos, artigos ou pelas demais fontes de conhecimento confiáveis da contabilidade.
4. Seja adaptável
Outra dica essencial para quem está ingressando agora na contabilidade é conseguir se adaptar constantemente, porque o mercado é dinâmico e exige que os profissionais acompanhem seu ritmo. A própria legislação brasileira está sempre se atualizando com novas regras e exigências, e os contadores precisam estar sempre por dentro dessas mudanças para saber como elas afetarão seus clientes. Sendo assim, é preciso ter em mente que mudanças são necessárias e o profissional precisa estar aberto a elas para se destacar no mercado e ser capaz de atender seus clientes da melhor forma possível.
5. Acompanhe a tecnologia
Cada vez mais, a tecnologia está presente em nossa vida, tanto pessoal quanto profissional. Todos os dias, inovações surgem para facilitar algum processo ou torná-lo mais eficiente. Isso não é diferente no meio contábil, onde já existem softwares que permitem automatizar tarefas e trazer mais produtividade para a rotina de trabalho. Por isso, é preciso ficar atento a esse tipo de tecnologia, já que usá-la e indicá-la ao cliente pode representar uma boa vantagem competitiva.
Publicado por: Lívia Macario
Fonte: Blog Omie