Em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado nesta terça-feira (25), o Cristo Redentor – uma das sete maravilhas do mundo será iluminado de azul, a partir das 19h. A ação é organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), que busca demonstrar para a sociedade a relevância da profissão. “Nossa profissão é nobre e imprescindível para o desenvolvimento social e econômico. Esta celebração no Cristo Redentor, símbolo que representa nosso país em todo o mundo, é uma forma de demonstrar a grandeza da nossa profissão”, afirma o presidente do CRCRJ, Samir Nehme.
Além disso, a ação também busca incentivar a campanha imposto solidário, que destina parte do imposto de renda para projetos sociais. “Aproveitamos a data porque o profissional da contabilidade é o principal agente nesse repasse, através da assessoria que prestamos aos contribuintes na declaração do IR”, explica. Segundo levantamento do CRCRJ, o potencial de destinação social do Imposto de Renda (IR) para o estado do Rio em 2023 supera a marca de R$ 1,5 bilhão de reais. Em todo o país, o valor chega a R$ 9,65 bilhões. Essa verba poderia ser destinada a projetos sociais que beneficiam crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Para conscientizar a população dessa possibilidade de gesto solidário, o Cristo Redentor será iluminado de azul e exibirá faixa com a frase “Doe seu Imposto de Renda para projetos sociais. Faça o bem e não pague nada a mais por isso”. “Nossa profissão tem um forte apelo social, por isso essa data não poderia passar em branco. Queremos incentivar que os contribuintes sigam o exemplo que o Cristo Redentor representa e abracem projetos através do seu imposto de renda, sem pagar mais nada por isso. Nosso papel é conscientizar o máximo de pessoas e fazer diferença na vida de quem mais precisa. Essa é uma iniciativa sem ônus para o cidadão, que pode exercer o poder de escolha e contribuir para a manutenção de diversos projetos sociais, inclusive os promovidos pelo Santuário Cristo Redentor”, esclarece o presidente.
Publicado por: Danielle Nader
Fonte: Portal Contabeis