Especialista explica quatro pilares que são essenciais para montar uma estratégia de precificação.
Antes de precificar um serviço, os empresários devem levar em consideração fatores que influenciam na formação dos preços e no faturamento e na lucratividade do negócio.
Assim como nos produtos, a precificação de serviços é baseada em quatro pilares: aspectos financeiros, mercadológicos (percepção de valor), estratégicos e de posicionamento.
De acordo com o CEO da Precifica, Ricardo Ramos, esquecer qualquer um dos quatro aspectos impacta a assertividade da precificação.
Por isso, o especialista explicou a importância de cada um desses pilares na precificação. Confira abaixo.
Aspecto financeiro
Ao não fazer todos os cálculos necessários, inclusive dos descontos concedidos e de toda a complexidade dos tributos, o empreendedor já partirá de um valor de custo errado.
Percepção de valor
Não se deve deixar de comunicar aos clientes os benefícios e os atributos dos produtos ou serviços prestados.
Por que seu trabalho como contador é melhor do que o da concorrência? O seu sistema dá mais transparência nas operações? Você também faz a gestão estratégica da empresa? Tem um papel mais consultivo? O que justifica o preço? O cliente tem de sentir que o custo/benefício é vantajoso.
Estratégico
É preciso desenhar os objetivos corporativos e as estratégias de preço para que haja um norte de médio e de longo prazo. Até onde você quer que sua empresa chegue? Qual é o seu público-alvo?
Posicionamento
Igualmente importante é se posicionar entre os concorrentes. Para isso, é necessário colher informações corretas do comportamento deles, dos diferenciais, do propósito da empresa deles, e até de como eles precificam.
Precificação de serviços
A formação de preços reúne uma série de atributos. De acordo com Ricardo Ramos, sempre que o gestor tenta pular uma dessas etapas ou tenta simplificar o que não deve ser simplificado, isso invariavelmente afeta os resultados.
“Se você quer prestar serviços para as classes C, D e E, não conseguirá chamar a atenção desses consumidores se o preço estiver alto. O contrário também é verdade, pois preço baixo para um público das classes A e B pode ser visto como resultado de um serviço de baixa qualidade”, explica o especialista.
Autora: Danielle Nader
Fonte: Portal Contábeis