Validação cadastral no SOUGOV.BR é obrigatória até o fim de abril. Confira o passo a passo

Validação cadastral no SOUGOV.BR é obrigatória até o fim de abril. Confira o passo a passo

Atualização é exigida de todos os servidores, aposentados e pensionistas; pendentes na prova de vida podem regularizar junto à validação cadastral. A validação cadastral anual no SOUGOV.BR já começou e deve ser feita até o dia 30 de abril.

Confira AQUI o vídeo para saber o passo a passo para realizar a validação cadastral.

O processo é obrigatório para todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal e tem como objetivo garantir que os dados cadastrais estejam atualizados, evitando problemas no acesso a serviços e benefícios.

Além de manter os dados em dia, a validação também é uma medida importante para prevenir fraudes, já que impede o uso indevido de informações pessoais por terceiros.

Como fazer a validação cadastral 

O procedimento é simples, totalmente digital e pode ser feito pelo site ou aplicativo SOUGOV.BR. São quatro etapas principais:

  1. Autodeclaração: o usuário deve informar se recebe mais de uma aposentadoria ou pensão, como por outro regime (INSS ou RPPS), e selecionar a opção correspondente;
  2. Dados pessoais: os dados já aparecem preenchidos; basta confirmar se estão corretos ou fazer os ajustes necessários;
  3. Contatos: é preciso verificar e atualizar, se necessário, o número de telefone, e-mail e endereço;
  4. Finalização: caso precise interromper o processo, é possível salvar e continuar depois, mas a validação deve ser concluída até o fim do prazo.

Após o dia 30 de abril, quem não concluir a validação ficará com acesso restrito aos demais serviços do SOUGOV.BR até que regularize a situação. Este ano, os aposentados e pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida anual poderão fazer o procedimento logo após concluir a validação cadastral na plataforma.

A integração dos dois processos torna a regularização mais prática e rápida para os beneficiários. Até o momento, cerca de 43 mil aposentados (27%) e 18 mil pensionistas (19,43%) já realizaram a validação. No total, o Poder Executivo Federal conta com 412.783 aposentados e 288.150 pensionistas.

Tentativas de golpe

A validação cadastral também contribui para a segurança dos dados dos usuários. Com o aumento de golpes virtuais, é importante estar atento a mensagens falsas por e-mail, SMS ou WhatsApp que solicitam dados pessoais ou direcionam para links suspeitos.

Para se proteger:

  • Não informe dados pessoais por mensagens ou ligações não oficiais;
  • Desconfie de mensagens com erros ortográficos, urgência exagerada ou promessas fora do comum;
  • Em caso de dúvida, procure diretamente a unidade de gestão de pessoas do seu órgão.

Além de assegurar a continuidade dos serviços e benefícios, o procedimento protege contra fraudes e ajuda a manter o cadastro sempre atualizado. Todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas devem concluir a atualização até 30 de abril. A recomendação é não deixar para a última hora, garantindo tranquilidade e evitando bloqueios no sistema.

Aposentado como validar seus dados cadastrais?

Siga o passo a passo e veja como é fácil atualizar seus dados cadastrais! 

1º)  Acesse o SOUGOV.BR, aplicativo ou web (https://sougov.economia.gov.br/sougov/);

(Importante: se você já utiliza o SOUGOV.BR, automaticamente, será apresentada a tela de Validação Cadastral).

2º) Escolha o melhor momento para atualizar seus dados! O SOUGOV.BR disponibilizará duas opções:

1) “Iniciar depois– selecionando esta opção, sua validação cadastral será realizada no momento em que você achar melhor. Lembre-se: a validação cadastral é obrigatória. 

2)“Iniciar – clique nesta opção caso queira que sua validação cadastral comece no momento que você acessar o SOUGOV.BR.

Se você optou por“Iniciar”, vamos lá! 

A Validação Cadastral será realizada em 03 etapas:

Etapa 1: Autodeclaração da Raça/Cor

Etapa 2: Dados Pessoais

Etapa 3: Contatos

Realize as 03 etapas para que sua Validação Cadastral seja concluída com sucesso!

Etapa 1 – Autodeclaração da Raça/Cor

Ao iniciar a Validação Cadastral, é necessário realizar a Autodeclaração da “Raça/Cor”. Se o dado estiver correto, clique em “Confirmar dados e Avançar:

Se o dado informado está divergente, selecione o símbolo  para alterar o tipo “Raça/Cor”.

Após alterar o dados, clique em  “Confirmar dados e Avançar:

Etapa 2 – Dados Pessoais

(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro  atual). 

Se os dados estiverem corretos, clique em “Confirmar dados e Avançar:

Caso os dados estejam divergentes, clique no símbolo  e realize as alterações necessárias

Confira os dados após as alterações e clique em  “Confirmar Dados e Avançar”:

(Observaçãose precisar revisar algum dado preenchido anteriormente, clique em Voltar para o passo anterior”).

Etapa 3 – Contatos

(Atenção: os dados já estarão preenchidos, conforme seu cadastro  atual). 

Na última etapa, revise:

  1. a) telefones;
  2. b) e-mails e 
  3. c) endereço residencial.

Se os dados estiverem corretos, clique em “Confirmar dados e Avançar:

Caso os dados estejam divergentes, clique no símbolo  e realize as alterações necessárias. 

Mas atenção: se você não possui mais acesso ao e-mail registrado, ou seja, caso apareça NAOREGISTRADO@xxxxx.xxx, procure sua Unidade de Gestão de Pessoas responsável por seu pagamento e solicite a alteração.

Veja aqui como localizar sua Unidade de Gestão de Pessoas.

Após os ajustes, confira os dados e clique em  “Confirmar Dados e Concluir”:

Será aberto um Termo para Aceite. Clique em Aceito os Termos.

Pronto! Sua Validação Cadastral foi realizada com sucesso:

Observações:

    1.  se precisar revisar algum dado preenchido anteriormente, clique em Voltar para o passo anterior”;
    2. clique em Salvar para Continuar Depois” para interromper a validação e continuar em outro momento.

Status da Validação Cadastral após sua finalização

Após a conclusão da Validação Cadastral, você poderá verificar o status da validação:

    1. acesse o Menu do SOUGOV.BR (clique nos três traços localizados na parte superior esquerda da tela;
    2.  selecione “Cadastro”;
    3. clique em  “Situação da Validação Cadastral”para continuar o procedimento. Observe que a situação da sua Validação Cadastral estará com o status de “Regular”;

Clique em “Arquivo” para realizar o download da sua Validação Cadastral:

       

Tela 03

Se você utilizou o botão Salvar para Continuar Depois

Caso você tenha clicado em Salvar para Continuar Depois, em qualquer etapa da Validação Cadastral ou mesmo ao acessar o SOUGOV.BR, e deseja continuar sua Validação Cadastral:

    1. acesse o Menu do SOUGOV.BR (clique nos três traços localizados na parte superior esquerda da tela);
    2.  selecione “Cadastro”;
    3. clique em  “Situação da Validação Cadastral”para continuar o procedimento. Observe que a situação da sua Validação Cadastral estará com o status de “Pendente”;

Clique em “Realizar Validação Cadastral”: 

Publicado por: Lívia Macario

Fonte: Portal Contabeis