"ORIVAL DA CRUZ" RECEBE HOMENAGEM DE CONTABILISTA EMÉRITO ANO DE 2009


Prezados Clientes,

Para o conhecimento de todos estamos divulgando alguns links os quais foram publicados a matéria na íntegra sobre a homenagem ao Contabilista Emérito Ano de 2009 "ORIVAL DA CRUZ", realizada no dia 07/05/2010, às 19h00, na Sala "Princesa Isabel", Paço Municipal, Praça Mauá, s/nº, Centro, Santos/SP.

25 de abril: Dia do Contabilista. Saiba como surgiu essa data

"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".

Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.

Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.

Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande contabilista, Carlos de Carvalho: "Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o sr. Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade".

O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.


» Galeria de Fotos - ATAC
» Galeria de Fotos - UNIMONTE
» Galeria de Fotos - SINCONSANTOS




© 2018 - Atac (Todos os direitos reservados)